As paralisações do Oracle Cloud Infrastructure nesta semana, após a queda dos serviços da Microsoft e da AWS, são um alerta para os administradores de sistema
Várias interrupções do Oracle Cloud Infrastructure (OCI) atingiram usuários em todo o mundo esta semana e, após as paralisações nos serviços de nuvem da Microsoft e da AWS no mês passado, são um lembrete da importância da engenharia de site para administradores de sistemas cujos negócios dependem de aplicativos de missão crítica baseados em nuvem.
A maior interrupção do OCI nesta semana começou às 17h30 GMT de segunda-feira, 13, e se estendeu até quarta-feira,15, às 22h30 GMT, afetando clientes nas Américas do Norte e do Sul, Austrália, Ásia-Pacífico, Oriente Médio, Europa e África.
“Os engenheiros da Oracle identificaram um problema de desempenho na infraestrutura de backend que suporta a API OCI Public DNS, que impediu que algumas solicitações de serviço recebidas fossem processadas conforme o esperado durante a janela de impacto”, disse a empresa em seu site de infraestrutura em nuvem.
Em uma atualização, a empresa disse que implementou “uma abordagem de mitigação adaptativa usando otimizações de backend em tempo real e ajuste fino do DNS Load Management para lidar com as solicitações atuais”.
A Oracle disse que a interrupção causou uma variedade de problemas para os clientes. Aqueles que usam OCI Vault, API Gateway, Oracle Digital Assistant e OCI Search com OpenSearch, por exemplo, podem ter recebido erros ou falhas do tipo 5xx (que estão associados a problemas no servidor).
Já os clientes de identidade podem ter problemas ao criar e modificar novos domínios. Além disso, os clientes do Oracle Management Cloud podem não ter conseguido criar novas instâncias ou excluir instâncias existentes, disse a empresa no comunicado. Os clientes Oracle Analytics Cloud, Oracle Integration Cloud, Oracle Visual Builder Studio e Oracle Content Management podem ter encontrado falhas ao criar novas instâncias.
Em um incidente aparentemente não relacionado, o pacote NetSuite ERP da Oracle sofreu interrupção em seu data center em Boston na terça-feira, 14, levando a um tempo de inatividade que se estendeu das 12h15 às 22h. A Oracle não detalhou os motivos da interrupção do data center de Boston, mas o site The Registerinformou em um tuíte que “uma fumaça foi relatada em um local de data center usado pelo Oracle NetSuite, vindo de equipamentos elétricos em uma sala de energia”.
Os bombeiros desligaram a energia do local e o evacuaram, informou o site. Os clientes relataram no Reddit que não conseguiram recuperar os dados gravados meia hora antes do início da interrupção, com um usuário postando uma declaração supostamente enviada pelo NetSuite, confirmando que o “ponto de restauração foi cerca de 30 minutos antes da interrupção.
Fonte:
https://www.cisoadvisor.com.br/interrupcoes-do-oci-sao-alerta-a-empresas-que-dependem-da-nuvem/