Segunda etapa da pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023, divulgada nesta quarta-feira, 28/06, no Febraban Tech, em São Paulo, revela que houve um salto em transações bancárias, o maior registrado nos últimos 11 anos, muito em função do crescimento de 54% no mobile banking nos últimos 12 meses.
O levantamento mostra que oito em cada 10 transações bancárias estão sendo feitas em canais digitais. Em 2021, eram sete em cada 10 transações. Hoje, sozinho,o celular é responsável por 66% de todas as operações feitas no País. Em contrapartida, os ATMs tiveram uma redução de 27% no número de transações.
Um dado relevante do estudo foi o salto de 531% nas transações efetivadas pelo WhatsApp, nos bancos que têm serviços pelo OTT, alcançando 56,2 milhões de transações. Deste total, 37% se referem às operações financeiras via PIX e 29% às renegociações de dívidas. A ferramenta também facilita a realização de consultas para o cliente. Dentre as transações não financeiras, as consultas de saldos e extratos (24% do total), bem como as de cartão de crédito (10%), foram as operações mais efetuadas.
Esse número ainda é considerado incipiente, mas revela a força do OTT e não contabiliza o WhatsApp Pay, a ferramenta de pagamentos de OTT da Meta. “Dos bancos ouvidos, 50% têm serviços ofertados pelo WhatsApp, com movimentações financeiras, como regularização de dívidas. O que fica como tendência é o uso do WhatsApp aumentando como canal digital”, afirmou o diretor do Comitê de Inovação e Tecnologia da Febraban e diretor de TI do Banco do Brasil, Rodrigo Molinari.
PIX muda a cara do setor financeiro
O PIX, reforçou o estudo da Febraban, se consolidou como o meio de pagamento preferido do brasileiro, apesar de o levantamento não ter aferido o percentual do PIX nas 42 transações feitas por conta no mobile banking. “Fica óbvio que o PIX tem uma fatia maior, mas não temos esse número. Nas pessoas físicas, o mobile tem 95% da preferência, mas nas empresas (PJ) o Internet Banking ainda está à frente, apesar de o mobile ter encostado , com 14,1% para 13,9%”, pontuou Molinari.
O estudo mostra que os usuários considerados heavy users, ou seja aqueles que fazem muito uso da ferramenta, realizaram mais de 30 transações de PIX por mês. Para envios de PIX, o aumento foi de 131%, totalizando 46 milhões de heavy users, enquanto os recebimentos alcançaram 33 milhões de heavy users, alta de 106%.
Questionado pelo Convergência Digital sobre as estratégias para o crescimento do uso do PIX nas empresas, Rodrigo Molinari disse que não há regra estabelecida pelo Banco Central para empresas e cada banco tem a sua política. Vale lembrar que, nos bancos privados, a cobrança do PIX para empresas já acontece e o valor aferido é o mesmo do DOC e da TED, sendo que o DOC será descontinuado pelos bancos.
No total, mostra a Febraban, os brasileiros fizeram, no ano passado, 163,3 bilhões de transações nos vários canais de atendimento disponibilizados pelos bancos, representando um significativo aumento de 30% ante 2021. Esta taxa de crescimento é a maior já registrada na história das transações, sendo influenciada principalmente pelo desempenho do mobile banking, que teve alta de 54% no número de operações realizadas pelos clientes, totalizando 107,1 bilhões.
O número de contas correntes abertas em 2022 foi de 46,2 milhões. E, deste total, 63% foram abertas por canais digitais (mobile banking e internet banking). Pelo segundo ano consecutivo, o número de contas abertas em canais digitais superou o de contas abertas em canais físicos. De acordo com a pesquisa, das 469 milhões de contas ativas (contas correntes, contas de poupança e contas de poupança social digital para pessoa física e pessoa jurídica, com movimentação nos últimos 6 meses), 45% do total está sendo utilizado no mobile banking.
Fonte:
https://www.convergenciadigital.com.br/Febraban-Tech-2023/Febraban%3A-dois-tercos-das-transacoes-bancarias-sao-feitas-pelo-mobile-banking-63574.html