Considerado “pai” dos aplicativos de mensagens, a plataforma que está há 26 anos na rede pertence a um grupo russo e mantém cerca de 1,5 milhão de usuários
Você se lembra do ICQ? Talvez essa pergunta não faça sentido para a Geração Z, mas para aqueles que viveram o início da internet comercial o aplicativo de mensagens é nostalgia pura. Nos últimos dias, a plataforma ficou em evidência após a Justiça do Distrito Federal solicitar o bloqueio em função da disseminação de conteúdo impróprio e pornografia infantil.
Diante da notícia, muitas pessoas estranharam que o ICQ ainda exista. Mas o fato é que ele ainda está por aí. Criado em 1996, o app teve seu auge na década de 1990, com mais de 100 milhões de usuários. Em 2011, foi comprado pela russa Mail.ru Agent por US$ 188 milhões. Atualmente, a estimativa é que a rede tenha 1,5 milhão de usuários no mundo, com presença relevante no Brasil. Muito além dos desafios atuais, principalmente de segurança, o ICQ desempenhou um papel importante ao ser considerado o “pai” dos aplicativos de mensagens, entre eles, o WhatsApp.
Cinco contribuições do ICQ para as trocas de mensagens na atualidade:
#1 Comunicação instantânea
O ICQ foi um dos primeiros programas a permitir que os usuários trocassem mensagens de texto em tempo real com seus contatos na internet. Isso revolucionou a forma como as pessoas se comunicavam online e pavimentou o caminho para o desenvolvimento de outras plataformas de mensagens instantâneas.
Fonte: Thomas Whute/Reuters
#2
Popularização da comunicação online
O ICQ atraiu uma grande base de usuários em um curto período de tempo, tornando-se um fenômeno da internet nos anos 90. Isso ajudou a popularizar a ideia de que as pessoas podiam se comunicar instantaneamente com amigos, familiares e colegas de trabalho através da web.
Fonte: Dado Ruvic/Reuters
#3
Cultura de comunidade
O ICQ também desenvolveu uma cultura de comunidade online, onde os usuários trocavam informações, compartilhavam interesses comuns e participavam de grupos de chat. Isso contribuiu para a sensação de pertencimento e conectividade na internet.
Fonte: Forbes USA/Getty Images
#4
Facilidade no uso
Não importava se você era um gênio da tecnologia ou só estava começando a desbravar a internet. O ICQ era tão intuitivo que todos conseguiam mandar mensagens, e o melhor que ele era de graça!
Fonte: Getty Images
#5
Recursos inovadores para época
Você podia mandar mensagens secretas, criar grupos de bate-papo, soltar emoticons engraçados e compartilhar arquivos.
A partir de agora, será possível que os usuários utilizem a mesma conta em até quatro aparelhos. No caso do WhatsApp Business também será possível utilizar a conta em aparelhos diferentes. É importante ter em conta que cada celular terá seu próprio histórico de mensagens e mídia apesar de vincular o mesmo número.
“O ICQ foi um dos primeiros programas a permitir que os usuários trocassem mensagens de texto em tempo real com seus contatos na internet. Isso revolucionou a forma como as pessoas se comunicavam online e pavimentou o caminho para o desenvolvimento de outras plataformas de mensagens instantâneas”, lembra Rogério Athayde, CTO da keeggo, consultoria de tecnologia. De acordo com Athayde, a plataforma também introduziu recursos inovadores na época, como mensagens offline, notificações de mensagem recebida, histórico de conversas e a capacidade de enviar arquivos diretamente através do programa.
Fabiano Miranda, CEO e fundador da SoulPrime, explica que o ICQ foi um dos primeiros a se aventurar nos dispositivos móveis, “dando um empurrãozinho para que as pessoas se comunicassem enquanto estavam em movimento, mesmo os aparelhos da época não ajudando muito na conexão, eles foram visionários. Hoje em dia, apps como WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram dominam o jogo das mensagens instantâneas. Mas, o ICQ foi a semente dessa revolução. Ele merece seu lugar especial na história da internet.”
Fonte:
https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/09/bloqueado-no-brasil-icq-esta-mais-presente-no-dia-a-dia-do-que-voce-imagina/