A ideia é melhorar a precisão das respostas do chatbot
O Bard, novo chatbot de IA do Google, estreou com o pé esquerdo, tropeçando em informações erradas sobre o Telescópio Espacial James Webb. Para mudar isso, a gigante de buscas vai adotar uma nova estratégia para melhorar a precisão da ferramenta: pedir ajuda aos funcionários.
O plano é treiná-lo com respostas factuais. Segundo as informações da CNBC, o vice-presidente de pesquisa do Google, Prabhakar Raghavan, enviou um e-mail pedindo que os colaboradores reescrevessem respostas do Bard manualmente sobre tópicos que dominam.
- O chatbot “aprende melhor pelo exemplo”, disse o executivo.
- As respostas devem ser em primeira pessoa, sem opinião e neutras, além de ter um tom educado e mais casual.
- Os funcionários também são instruídos a “evitar fazer presunções com base em raça, nacionalidade, sexo, idade, religião, orientação sexual, ideologia política, localização ou categorias semelhantes”.
- Outra solicitação é não descrever o Bard como uma pessoa, ou seja, insinuar que o chatbot tem emoções ou alegar que tem experiências semelhantes às humanas.
- Além disso, outra regra é fazer com que a ferramenta rejeite dar respostas sobre “aconselhamento jurídico, médico e financeiro”.
Imagem: JRdes/Shutterstock
A mensagem chega logo após o CEO do Google, Sundar Pichai, pedir que os funcionários também passem algumas horas por semana testando o Bard. Vale recordar que alguns deles não ficaram nada contentes com o lançamento “apressado” do chatbot.
Fonte:
https://olhardigital.com.br/2023/02/16/internet-e-redes-sociais/google-quer-melhorar-as-respostas-do-bard-usando-humanos/