Ao contrário dos aparelhos domésticos convencionais, dispositivos inteligentes exigem ações específicas de Segurança, como boas configurações, por exemplo. O Especialista Abian Laginestra, colunista da Security Report, destaca em seu artigo as melhores práticas para evitar uma ação maliciosa nesses ambientes e o risco de colocar a privacidade em xeque
Dispositivos inteligentes são os itens do dia a dia que se conectam à internet. Isso pode incluir itens de ‘alta tecnologia’ como alto-falantes inteligentes, rastreadores de condicionamento físico e câmeras de segurança, e também itens domésticos como geladeiras, lâmpadas e campainhas. Ao contrário dos itens domésticos convencionais, você não pode simplesmente ligar um dispositivo inteligente e esquecê-lo: você precisará verificar algumas coisas simples para se proteger.
Qual é o risco de usar dispositivos inteligentes?
Assim como um smartphone, laptop ou PC, os dispositivos inteligentes podem ser invadidos para colocar seus dados e privacidade em risco.
Configurando seu dispositivo
Antes de comprar, verifique as avaliações do produto e do fabricante. Para obter informações sobre como configurar um dispositivo específico, consulte a documentação do fabricante. Pode ser um manual impresso ou um guia de introdução fornecido com o dispositivo, no site do fabricante. Pesquise na Web se o dispositivo é fácil de hackear.
Alguns dispositivos inteligentes funcionarão sem estarem conectados à internet. Outros podem precisar de uma conexão com a web, um aplicativo para smartphone ou que você crie uma conta específica. Dê preferência àqueles que usem sua conta Apple, Google, LinkedIn, Facebook ou seja, com Single Sign On. Mais uma vez, verifique o site deles para obter detalhes.
Verifique as configurações padrão
Alguns dispositivos podem ser inseguros quando são ligados pela primeira vez, portanto, você precisará tomar algumas medidas rápidas para se proteger.
• Se o dispositivo vier com uma senha fácil de adivinhar (por exemplo, admin ou 00000), altere-a.
• Senhas fáceis de adivinhar podem ser descobertas por criminosos cibernéticos, portanto, certifique-se de escolher uma senha segura.
Gerenciando sua conta
Se o dispositivo ou aplicativo oferecer verificação em duas etapas, ative-o.
Mantendo seu dispositivo atualizado
Assim como acontece com seus computadores e smartphones, a instalação imediata de atualizações de software ajudam a manter seus dispositivos seguros. Para cada um dos seus dispositivos inteligentes, você deve:
• Ativar a opção de instalar atualizações automáticas (se disponível);
• Instalar qualquer atualização manual quando solicitado;
• Verificar se o sistema operacional do seu dispositivo está atualizado.
Se algo der errado
Se você souber de um incidente relatado e achar que seu dispositivo foi afetado:
• Visite o site do fabricante para ver se há informações disponíveis sobre o que você deve fazer;
• Se você acha que alguém tem acesso/controle malicioso de um dispositivo em sua casa, você deve realizar uma redefinição de fábrica imediatamente. Não durma com essa dúvida.
• Se o dispositivo só permitir uso de senhas de 6 ou 8 caracteres ou números, considere escolher um produto de versão melhorada ou outro fabricante. A segurança da sua família é fundamental.
• Se você decidir vender ou dar seu dispositivo a outra pessoa, primeiro faça uma redefinição de fábrica. Isso retornará o dispositivo às configurações originais e também removerá todos os seus dados pessoais do dispositivo. Verifique o site do fabricante se precisar descobrir como fazer uma redefinição.
*Abian Laginestra é Head de Segurança da Informação da Aliansce Sonae Shopping Centers
Fonte:
https://www.securityreport.com.br/colunas-blogs/a-ciberseguranca-no-lexico-domestico/#.ZAd1KnbMLIU