A Amazon Web Service (AWS) dá dois novos passos importantes na estrada da capacitação de profissionais em nuvem pública. Esta semana, a empresa anunciou parceria com o Sebrae Startups e com o governo federal, para a formação gratuita de profissionais ligados às startups e para mulheres negras participantes do programa Bolsa Família.
Com o Sebrae Startups, plataforma de iniciativas voltadas para startups do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, a empresa espera capacitar gratuitamente 25 mil profissionais do ecossistema de startups do País. O objetivo é desenvolver o conhecimento técnico, promover o acesso à formação profissional em tecnologia e ampliar as possibilidades de futuro e tecnologias para startups de diferentes setores, além de apoiar a jornada de crescimento de empreendedores que queiram começar no setor. As inscrições para a capacitação podem ser feitas a partir de hoje no portal da AWS e Sebrae Startups.
A abertura das inscrições foi anunciada durante o Startup Summit, evento realizado pelo Sebrae Startups em Florianópolis (SC), e será seguida de treinamentos presenciais para 400 startups presentes no evento, que foram previamente selecionadas no Programa 1K+, que está conectando estas empresas com corporates, gestoras de venture capital e missões internacionais.
O treinamento terá conteúdos AWS que também serão oferecidos online: Escale sua startup com aplicações modernas e Inteligência artificial generativa e machine learning para startups. Segundo dados da Brasscom, a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, haverá um déficit de 530 mil profissionais de TI no Brasil até 2025.
A colaboração entre a AWS e o Sebrae Startups visa desenvolver conhecimento técnico para profissionais de startups brasileiras de diversos segmentos, oferecendo além de capacitação, sessões de mentoria com especialistas. O projeto, que conta com diversas etapas até dezembro de 2024, começa em setembro deste ano com uma sessão informativa e tem o início das aulas programado para outubro. O curso conta com temáticas de conceitos introdutórios de computação em nuvem até módulos que abordam os benefícios do uso da nuvem, segurança e modelos de serviço. É indicado a todos os colaboradores das startups e empreendedores interessados em entrar no setor.
Os participantes também terão acesso ao programa AWS Activate, com orientação personalizada, ferramentas, recursos, modelos de infraestrutura pré-desenvolvidos e suporte especializado gratuitos. Os benefícios incluem mais de 40 modelos de solução para criar e implantar produtos, dicas selecionadas por especialistas da AWS para necessidades comerciais específicas, técnicas e treinamento em práticas recomendadas do Aprenda com a AWS.
Entre cursos pagos e gratuitos, a AWS já capacitou mais de 500 mil pessoas no Brasil e 1.2 milhão de pessoas na América Latina desde 2017.
Já a parceria com o governo federal foi estabelecida por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O acordo prevê a capacitação profissional de mulheres negras beneficiárias do Bolsa Família, com o objetivo de impactar 500 mulheres até 2025.
As vagas integram o treinamento Talento na Nuvem, uma iniciativa da AWS e da Nexa, uma das maiores produtoras de zinco do mundo, para capacitar gratuitamente 80 mil pessoas no Brasil entre 2023 a 2025. O programa em colaboração com o MDS vai começar este ano com um projeto piloto contemplando 50 mulheres negras, com idade entre 18 e 25 anos, moradoras das cidades de São Paulo, Juiz de Fora e Recife. As selecionadas irão passar por um curso de nivelamento digital 100% presencial antes do início das aulas de computação em nuvem. Todas as despesas de transporte e alimentação serão custeadas pela AWS e Nexa.
Após o nivelamento digital, as participantes vão receber a formação Talento Cloud Pro, oferecido pela Proz Educação, escola de capacitação profissional. O treinamento de 300 horas inclui introdução à programação, habilidades socioemocionais e o curso AWS Cloud Practitioner, que apresenta os conceitos, serviços e terminologia da nuvem AWS. Além disso, haverá a capacitação no uso do Amazon CodeWhisperer, ferramenta de programação da AWS baseada em inteligência artificial generativa que ajuda a melhorar a produtividade dos desenvolvedores. O programa ainda prevê a preparação para a prova de certificação AWS Cloud Practitioner, primeiro nível de certificação da AWS.
As estudantes que concluírem o curso serão conectadas a vagas de emprego em empresas clientes e parceiras da AWS e da Nexa, por meio de feiras de carreira e de uma plataforma digital.
Fonte:
https://tiinside.com.br/25/08/2023/aws-cria-programas-de-capacitacao-para-profissionais-de-startups-e-mulheres-negras/