Em comunicado, concessionária do Aeroporto Internacional de São Paulo, confirmou o incidente, porém esclareceu que não ocorreram alterações nas páginas e qualquer impacto às operações
Nesta terça-feira (12), o site do Aeroporto de Guarulhos sofreu um ataque cibernético. De acordo com informação da GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, não houve impacto nas operações nem foram feitas alterações no site.
“A GRU Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de São Paulo, Guarulhos, confirma o ataque cibernético ao site oficial da companhia, porém esclarece que não ocorreram alterações nas páginas e qualquer impacto às operações”, explicou a nota.
O aeroporto internacional de Guarulhos é o de maior movimento no Brasil. Em agosto, passaram por lá mais de 3,7 milhões de passageiros, sendo quase 2,5 milhões em voos domésticos e 1,2 milhão em voos internacionais, segundo o site mantido pela GRU Airport.
Essa não é a primeira vez que um aeroporto é afetado. Na manhã do dia 05 de maio de 2022, os totens localizados no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foram invadidos por cibercriminosos. No lugar de propagandas e publicidade, foram publicados conteúdos de pornografia.
Na ocasião, a Infraero ressaltou que tomou as medidas legais cabíveis, inclusive notificando a empresa terceirizada responsável pela sua gestão para tomar providências quanto à segurança das informações veiculadas em totens de mídia.
Ainda na época do incidente, a companhia afirmou que o conteúdo exibido nos monitores é de responsabilidade das empresas exploradoras de publicidade, que utilizam redes lógicas e sistemas próprios de divulgação. A Infraero enfatizou também que o incidente não tem qualquer relação com o sistema de informação de voos.
A Security Report disponibiliza o comunicado completo da GRU Airport:
“A GRU Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de São Paulo, Guarulhos, confirma o ataque cibernético ao site oficial da companhia, porém esclarece que não ocorreram alterações nas páginas e qualquer impacto às operações.”
Fonte:
https://www.securityreport.com.br/site-do-aeroporto-de-guarulhos-e-alvo-de-ciberataque/